DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA PARA CASOS DE ENSINO: LEVANTAMENTO DE REQUISITOS À LUZ DE DESIGN SCIENCE RESEARCH

Autores/as

Resumen

A aproximação entre a prática acadêmica e o mercado de trabalho tem sido objeto de discussão.A fim de superar essa distância, a academia tem buscado soluções. Nesse contexto, os casos de ensino desempenham papel fundamental, uma vez que apresentam situações e dilemas a serem resolvidos em sala de aula. Esses casos também auxiliam na redução da lacuna mencionada, pois descrevem elementos reais das organizações, fornecem suporte teórico e notas de ensino que auxiliam professores no processo de conexão teoria-prática. Para isso, propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital que introduz uma forma de publicação e integração entre salas de aula e ambiente profissional. O método de Design Science Research é utilizado para garantir rigor metodológico necessário nessa proposta para o ambiente acadêmico. O estudo concentra-se no desenvolvimento de uma porposta tecnológica com o objetivo de aumentar o número de casos de ensino publicados e promover a disseminação do conhecimento acadêmico.

Biografía del autor/a

  • Gustavo Franco Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Com uma carreira que abrange o varejo, a gestão de plataformas e funções em agências, Gustavo se destaca como um especialista experiente no panorama integrado de marketing, comunicação e mídia. Seu pensamento estratégico e amplo conhecimento da indústria são as marcas registradas de sua atuação como Diretor-Gerente na Labelium Brasil, onde elevou a presença digital e a participação de mercado de marcas de luxo, exemplificando o sucesso no espaço digital.O conjunto de habilidades de Gustavo é uma fusão de planejamento estratégico de alto nível e execução prática em todo o espectro de disciplinas de marketing digital. Sua expertise abrange uma combinação sinérgica de Marketing em Mídias Sociais, Pesquisa de Mercado e gestão de vendas dinâmica, adaptada para atender às demandas em evolução do e-commerce e da publicidade online.Sob sua liderança estratégica, marcas prosperaram através de Desenvolvimento de Produto inovador e comunicações de Marketing persuasivas, sempre sublinhadas por insights orientados por dados e um olhar atento para a Gestão de Marca. Sua habilidade com ferramentas como Adobe Photoshop e a compreensão clara da importância do Design Gráfico significam que seus projetos não só capturam a atenção, mas também impulsionam o engajamento e as vendas.No âmbito acadêmico, Gustavo está finalizando seu mestrado em Ciências, preparado para enriquecer sua experiência prática com teoria avançada. Ele também compartilha seu vasto conhecimento com profissionais aspirantes como professor em disciplinas de e-commerce, moldando o futuro do marketing digital.Em um pacote convincente, Gustavo oferece à Labelium Brasil e ao mundo do marketing uma excepcional combinação de excelência táctica, visão estratégica e liderança educacional, traçando um curso para o crescimento contínuo e inovação no âmbito do marketing digital
  • Alexandre Cappellozza, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor do Núcleo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Atitus Educação. Experiência como professor, pesquisador e orientador em Programas de Mestrado e Doutorado em múltiplas áreas cientificas como Administração, Psicologia e Comunicação Social. Visiting Scholar na Red McCombs School of Business, Universidade do Texas em Austin (EUA) com cursos de formação complementar em universidades estrangeiras. Pesquisador, assessor e parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Doutor em Administração pela FGV-EAESP, aprovado com louvor. Mestre e Especialista em Administração. Engenheiro de Telecomunicações pelo IMT. Diretor da Enitel Telecomunicações com atuação em Gestão e Projetos de Infraestrutura e Interligação de TI de complexidade multivariadas. Interesses de pesquisa envolvem Tecnologia da Informação, Métodos Quantitativos e Pesquisa Intervencionista, entre outros temas associados à Gestão.

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Publicado

2024-10-09

Número

Sección

Artigos