A avaliação de artigos em congressos e revistas científicas

Autores

  • Leonardo Fabris Lugoboni

Resumo

A avaliação de artigos em congressos e revistas científicas
Uma das atribuições dos pesquisadores, sobretudo os doutores, auxiliar os congressos e revistas científicas a selecionar os melhores artigos para a apresentação/publicação. Este trabalho é em sua grande maioria das vezes executada de forma voluntária. Mas, apesar de ser um trabalho não remunerado é de grande relevância e responsabilidade.
Brei et al. (2017) apresentam um checklist de 64 tópicos divididos em 8 dimensões para a avaliação de artigos de marketing. Esses tópicos podem facilmente ser ajustados para a avaliação de artigos de qualquer área. Brei et al. (2017) ainda apresentam um conjunto de 5 perguntas que sintetizam o checklist e que podem auxiliar um avaliador mais experiente a fazer a avaliação: 1. Qual é o problema de pesquisa? Ele é relevante, e a contribuição da pesquisa para marketing é evidente? Está claro o porquê da contribuição? 2. A teoria usada é adequada ao problema de marketing? 3. Como o problema foi respondido? O método é robusto diante da tradição da área de marketing? 4. Há outras explicações alternativas para o problema abordado? 5. Quais as implicações para a área de marketing?
Nem todo pesquisador entende a importância do trabalho de gerar feedbacks aos autores. Não é raro ouvir um autor se queixando da avaliação recebida em congressos e revistas científicas. As reclamações concentram-se na profundidade e contribuição das críticas para tornar a pesquisa melhor.
Em eventos científicos (congressos, simpósios etc), muitas apresentações não recebem contribuições efetivas. Infelizmente, talvez por uma questão relacionada ao ego dos congressistas, os comentários concentram-se no apontamento dos erros em vez de apresentar soluções para evolução da pesquisa.
É importante que todo pesquisador assuma, além do papel de selecionador de pesquisas de qualidade, a função de condutor para uma pesquisa melhor. E isso independe do ponto em que a pesquisa avaliada se encontra. Pesquisadores estarão em etapas diferentes da carreira e sempre será possível direcionar a pesquisa para um patamar melhor. Isso depende da qualidade da avaliação do revisor.
Se hoje você é avaliador, amanhã você será avaliado ao enviar um artigo para um congresso ou revista. Apresente um feedback com o detalhamento e contribuições que você gostaria de receber quando enviar a sua pesquisa.
REFERÊNCIAS
BREI, Vinícius Andrade et al . Um Guia de Avaliação de Artigos Científicos em Marketing. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 57, n. 4, p. 391-400, 2017
Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni
E-mail: leonardo.lugoboni@fecap.br

Downloads

Publicado

2019-08-21

Edição

Seção

Editorial